D3O

domingo, 21 de agosto de 2011



O que é D3O?

D3O é um polímero (polímero é uma macromolécula formada pela repetição de pequenas e simples unidades químicas - monômeros, feitas por ligações covalentes) que possui uma característica muito interessante. Quando é submetido a um pequeno impacto esse polímero se comporta como um material flexível, podendo assumir várias formas e até mesmo acompanhar o movimento da superfície onde está apoiado. Caso sofra um forte impacto, se comporta como um material rígido, ficando praticamente impossível mudar sua forma no instante da aplicação dessa força! Ou seja o polímero D3O se assemelha a uma pedra, ou até mais resistente, quando aplicamos uma força mecânica sobre o mesmo. Resumindo, quanto maior for a velocidade aplicada mais rígido se torna! Essa condição pode ser alcançada graças ao seu tipo de ligação química. Quando o material está em repouso tem uma ligação fraca, permitindo assim o movimento das moléculas, já sobre grandes impactos as ligações do D3O se tornam mais fortes.

E onde poderemos aplicá-lo? Uma idéia bem simples seria para luvas de goleiro, que precisam ser flexíveis, mas em determinados momentos precisam ser mais duras para evitar lesões. Na hora de uma falta seria o material para fabricação das luvas ideal, imagine aquela pancada, o goleiro se estica todo e com a pontinhas dos dedos consegue mandar a bola pra escanteio, provavelmente ele sofrerá lesões, mas com o uso do D3O isso não aconteceria. Na hora do impacto a luva fica dura, protegendo assim a mão do goleiro! E se o goleiro precisar dobrar os dedos para manusear a bola, poderá fazer isso sem problemas.

E temos diversas aplicações, dentro ainda da área esportiva, a própria caneleira. E quem sabe futuramente não poderemos usar também como uma roupa normal? Será um grande avanço, um material flexível que acompanhe o movimento do nosso corpo, e que pode nos salvar em determinadas situações, oferecendo proteção em momentos críticos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...