Ponto de vista e pensamento restrito

segunda-feira, 28 de março de 2011


Somos uma sociedade doente que tem formado pessoas doentes.
Aprendemos na escola conhecimentos importantíssimos sim. E muitas coisas aprendemos pelo exemplos de nossos professores, como o respeito e a dignidade. Mais ainda não temos um sistema feito pra ensinar nossas crianças e adolescentes a enfrentar as mazelas psíquicas e as adversidades da vida.
Algumas famílias que aprenderam na prática como lidar com sentimentos como medo, ansiedade e os constantes altos e baixos, passam esses ensinamentos a seus filhos e descendentes. Porém, infelizmente, essas famílias são raríssimas na sociedade.
Mais existem dois fatores que julgo serem especiais no crescimento pessoal de todo ser humano: o ponto de vista e o pensamento linear. O ponto de vista é a maneira de ver as situações adversas. Saber ver as coisas da melhor maneira possível. Muitas pessoas encaram o sofrimento como uma coisa totalmente negativa e passam anos remoendo essas lembranças. Mais a contraponto esquecem-se que, como diz Chico Xavier: "Ora, nós não viemos a este mundo para nos banhar em águas de rosas" e que essas experiências é que trazem evolução espiritual e aprendizado.

Não podemos mudar o que já aconteceu. Mais a maneira como as vemos, mudam nossa perspectiva e consequentemente o futuro. Seja positivo e encare as coisas da melhor maneira. Seja amadurecido emocionalmente.

É horrível pensar que o pensamento restrito esteja tão presente em nosso cotidiano.
Quando falo pensamento restrito, me refiro a um tipo de pensamento linear, sem senso de inteligência e geralmente errôneo na situação em que é contextualizado.

Quando alguem faz uma comparação de duas pessoas, dificilmente estará fazendo uma comparação coesa e verdadeira. São pessoas distintas, com experiências e históricos de vida distintos.

Outro dia mesmo vi na TV um exemplo interessante. Um comentarista de futebol fez o seguinte comentário: Se time A com 19 pontos, empatar com time B com 18 pontos é melhor para o time C com 17 pontos. Ora, exige uma reflexão! Teríamos que analisar os próximos jogos dos times A e B pra saber se realmente o empate vai ser benéfico ao time C. Vai depender da dificuldade dos próximos jogos e de muitos outros fatores. Isso é um pensamento restrito, feito no curtíssimo prazo.

Temos que aprender a olhar o horizonte ao pensar. Tentar reunir o máx. de eventos e pensar sempre com olhos pro futuro. Suas decisões impactam a todos que estão próximos de você. Pense nisso!

2 comentários:

Entre o coração e a razão disse...

muiro bom seus post anderson..espero poder conseguir seguir cada item e que sabe com os 40me tornar um ser desenvolvido
rsrs

Anderson Lopes disse...

Rsrsrs imagina! Você pega as coisas tão rápido! Até o final do ano já tá boa... hahahaha

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...