Erros e Resiliência

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

"Metade dos nossos erros na vida nascem do fato de sentirmos quando devíamos pensar, e pensarmos quando devíamos sentir. (J. Collins).

As vezes o erro parece ser algo tão presente na vida, que acredito nele como um fator de antítese ao acerto, assim como sol e chuva ou amor e ódio.

O gostinho do erro, da derrota, tem em contraponto o acerto e o sucesso. É necessário existir um, para que exista o outro. Porque precisamos errar continuadamente para evoluir e aprender? Será esse o mecanismo de funcionamento do cérebro humano (mielinização)?


Acredito que com as dificuldades, temos a oportunidade de evoluir, de trabalhar áreas específicas de nossa vida. Superar obstáculos, vencer desafios, aprender com os erros talvez seja o meio pelo qual a natureza faz sua seleção natural, com a consequente evolução da humanidade.
O ser humano possui uma sabedoria empírica de resiliência. Quando canalizamos as energias para determinado objetivo, os obstáculos para se chegar ao mesmo se tornam prazeirosos e porque não dizer necessários para o posterior gozo da vitória.

Um ponto interessante a ser relacionado, é a missão de vida. O que não dirá que boa parte de seus erros foram calculados por você em outra vida? Sem contar nos erros que levam a incríveis acontecimentos bons. Acontece com todos! Cometer um erro e depois sentir-se feliz porque justamente essa falha, te levou a um acerto incrível...

Quando você racionaliza e analisa um erro, um erro continua sendo sempre um erro. Mas para a infinita inteligência do universo e do seu subconsciente, pode ser algo minimamente calculado e planejado.
Porém, evite cair na falácia de que todos os erros podem ser acertos.

Geralmente existe "n" maneiras de se analisar uma situação. Para você algo pode ser um erro, mas para outrem um incrível acerto! Independente do ponto de vista, o aprendizado precisa existir, e identifico 2 tipos de erros principais: erros desnecessários e erros que trabalham a  favor da evolução espiritual. Saber identificá-los nos transforma em pessoas melhores.

Você se sente frustado pelos erros que cometeu? Lembre-se que não somos máquinas programadas para acertar sempre, pelo contrário, a falha é necessária! Sem ela, teríamos superegos e pessoas se achando semideuses! Aprenda a gostar do fracasso, só quem saboreia uma boa derrota, tira real proveito do sucesso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...