Projetos de vida (parte I)

sábado, 8 de outubro de 2011

Vamos falar aqui dos projetos que compomos do Outro Lado (plano espiritual), antes de vir para a Terra. Via de regra, o objetivo é sempre explorar novos desafios e dificuldades, visando a elevação e aprimoramento espiritual. Escolhemos 2 entre 44 temas para a nossa próxima existência na Terra - um tema primário, que é o que somos, e outro secundário, que é aquilo que estamos aqui para trabalhar. Numa simples analogia, pense nisso como o planejamento de uma viagem. O tema primário é o objetivo básico de viajar do ponto A ao ponto B. O tema secundário é o maior obstáculo que vamos ter que superar ao longo do caminho. O projeto é o mapa rodoviário detalhado da rota que pretendemos tomar. Se você está se perguntando de onde surgiram esses 44 temas, foi um estudo feito pela Sylvia Browne fazendo regressão de vidas passadas com milhares de pessoas, que conseguiam identificar seus temas de vida, chegando a esse total. Sylvia Browne é uma conselheira espiritual mundialmente famosa, autora do best-seller "O Outro Lado da Vida" de onde origina esta postagem.

Todos chegamos aqui com um tema de vida primário e outro secundário. Descobrir o que são é um exercício valioso para esclarecer e simplificar nossas vidas - e sou a favor de ficarmos atentos e aproveitarmos cada oportunidade que surgir para isso. Ter um quadro de referência para o itinerário "básico" desta vida pode nos ajudar a seguir no caminho certo e reconhecer as dificuldades recorrentes. É importante lembrar que nem sempre escolhemos um tema de vida fácil e, além disso, muitas vezes escolhemos um tema primário e um secundário que entram em conflito, para realmente nos desafiar.

Ao ler esses 44 temas de vida e as breves descrições de cada um, preste bastante atenção às suas próprias reações. Não duvido que seu espírito vá ressoar com um sonoro "Sim, é isso o que eu sou!" quando você reconhecer seu tema primário. Você pode obter uma resposta mais sutil ao querer descobrir o tema secundário, mas deve procurar alguma coisa que, apesar de tê-lo atraído, pode surpreender até as pessoas mais próximas a você. Se é alguma coisa que iria complicar o seu tema primário ou mesmo torná-lo impossível, há uma grande chance de que seja mesmo o seu tema secundário e exatamente o desafio que você escolheu. Para não ficar muito extenso, dividirei em 2 postagens de 22 temas.

Analista: Os analistas precisam examinar os detalhes intrincados de como e por que as coisas funcionam. São extremamente valiosos para a ciência e outras áreas técnicas. O medo de não ver ou não perceber alguma coisa pode tornar difícil para eles relaxar, confiar em seus instintos e se afastar o suficiente para enxergar o quadro geral.
Ativador: Estão aqui para fazer o que os outros deixaram de lado. São reparadores de problemas e ficam gratificados por completar a tarefa que têm pela frente, não importando se é pequena ou grande. Os ativadores têm que tomar cuidado para não querer abraçar o mundo com as pernas.
Buscas estéticas: As pessoas com um tema estético são movidas por uma necessidade inata de criar alguma forma de beleza artística - música, teatro, literatura, escultura, pintura, coreografia, artesanato, etc. Isso pode levá-las a ter fama, o que será agradável se o tema secundário for compatível, mas pode ser trágico se os temas estiverem em conflito.
Carregador de bandeiras: Na linha de frente das batalhas contra o que consideram injustiças, os carregadores de bandeiras farão piquetes, manifestações e qualquer coisa necessária à ideia que fazem do que seja lutar "o bom combate". O desafio é aprender que podem atingir seus objetivos mais efetivamente com tato e moderação do que com fanatismo.
Catalisador: Geram movimento e agitação, são aqueles que fazem as coisas acontecerem e transformam a inatividade em ação. São enérgicos, entusiastas e parecem se superar especialmente nas situações estressantes. Sentem-se vazios e deprimidos se não tiverem um objetivo a vencer e conquistar.
Construtores: São as engrenagens frequentemente invisíveis porém essenciais que mantém girando as rodas das realizações. Os construtores não são aqueles que entram no palco para receber um prêmio, e sim os que pavimentaram o caminho até lá. Podem se sentir pouco apreciados por não receberem o crédito a que têm direito, mas precisam lembrar que as recompensas do construtor residem no avanço acelerado do espírito no seu caminho rumo a perfeição.
Controlador: Os mais bem-sucedidos controladores são os que assumem todas as tarefas de supervisão e delegação com sensatez, discrição e incentivo. Os menos bem-sucedidos são os que sentem compelidos a ditar e julgar cada detalhe das vidas daqueles que os cercam. Ironicamente, o maior desafio para eles são o autocontrole.
Cura: Aqueles que escolheram este tema são atraídos para profissionais de cura física ou mental - mas não necessariamente. O tema escolhido pode se expressar de inúmeras formas, todas ela envolvendo a diminuição da dor e a melhoria do bem-estar de uma vida. É imperativo que aqueles que curam aprendam a se proteger da empatia para evitar uma sobrecarga dos problemas estressantes.
Defensor de causas: Se não existir uma questão social para defender, o defensor de causas criará uma. Ele é o general que comanda os carregadores de bandeiras - ativo e apaixonado em seus esforços por um mundo melhor, ele se expressa em voz alta, às vezes à custa da sua própria segurança e da dos outros. No seu extremo indisciplinado, o defensor de causas corre o risco de lutar para obter mais destaque para si mesmo do que para a causa que promove.
Emotividade: As pessoas nascidas com este tema têm uma capacidade extraordinária para sentir o auge da alegria, a mais profunda depressão e cada gradação intermediária de emoção. Sua sensibilidade é tanto uma dádiva quanto um fardo, e elas precisam reconhecer a importância do equilíbrio em suas vidas.
Espiritualidade: As pessoas cujo tema é a espiritualidade passam a vida buscando ardentemente seu próprio centro espiritual, ou como profissão através de uma constante procura pessoal. Quanto mais pesquisam, mais descobrem novos territórios a examinar. Atingindo o extremo mais alto do seu potencial, o tema da espiritualidade cria inspiração, compaixão, previdência e tolerância infinitas. No extremo mais baixo, ele pode se manifestar em uma mente estreita, sob a forma de julgamentos severos e do perigoso isolamento do fanatismo.
Experimentador: Insistem em provar toda busca ou estilo de vida que por acaso lhes chame a atenção. Irão seguir sem rumo, gerenciando uma loja, participando de uma escavação arqueológica mo Peru ou experimentando ser artista de rua, não por falta de objetivo, mais pela necessidade de levar a vida como uma série de participações em eventos. O maior obstáculo é a condescendência excessiva consigo mesmo, que pode chegar à beira da irresponsabilidade.
Falibilidade: O tema da falibilidade é assumido por aqueles que nascem com alguma deficiência física, mental ou emocional. Os que escolhem este tema são espíritos extraordinários que, quando se sentem desencorajados, precisam lembrar que estão fornecendo um exemplo inspirador para todos nós ao enfrentar e superar obstáculos.
Guerreiro: São destemidos e dispostos a assumir riscos. São nossos soldados, pioneiros, astronautas, bombeiros e inúmeros outros heróis anônimos que têm a coragem de se oferecer para enfrentar um desafio físico, moral e/ou espiritual, na linha de frente das guerras contra o crime, as drogas, os desastres naturais. Sem direção, a agressividade do guerreiro pode ser destrutiva. Mas quando bem dirigidos, especialmente com um tema secundário humanitário, eles podem fazer contribuições históricas de significado global.
Harmonia: Paz, calma e tranquilidade não são apenas suas principais prioridades, como as únicas das pessoas cujo tema é harmonia. Para mantê-las, essas pessoas chegarão a qualquer extremo. Do lado positivo, são maravilhosamente cooperativas e podem ter um efeito calmante em situações caóticas. Do lado negativo, podem achar muito difícil aceitar os inevitáveis solavancos e estresses que a vida tem a oferecer e se ajustar a eles.
Humanitário: Por definição, nascem para se dedicar a humanidade. Em vez de lidar com os erros e as inquietudes através de manifestações e protestos, os humanitários passam à frente dos manifestantes para alimentar os famintos, alojar os desabrigados, cuidar dos feridos, ensinar aos que não têm instrução e combater de frente com os males do mundo. Eles enfrentam um duplo desafio: saber que existe uma quantidade infinita de trabalho a fazer e saber quando e como parar e evitar seu próprio desgaste.
Infalibilidade: Este tema é exemplificado por pessoas que parecem ter nascido com tudo: boa aparência, talento, inteligência, privilégio, esperteza, graça, etc. Acredite se quiser, o tema delas pode ser mais difícil que o normal. Seus problemas quase nunca são levados a sério. Os outros se ressentem delas, e elas podem se sentir pouco dignas por não terem tido que lutar por seu lugar privilegiado na sociedade. Não é raro que sejam atraídas por excessos, como obesidade, promiscuidade e vários tipos de abuso, quase como se estivessem tentando equilibrar a balança criando dificuldades com as quais não nasceram. Como receberam muitas coisas de bandeja, podem se sentir incapazes em situações que desafiem seu caráter.
Intelectualidade: A melhor expressão deste sede suprema de conhecimento é a pessoa que estuda ao longo da vida e continuadamente usa seu patrimônio intelectual para informar, melhorar, nutrir e expandir a vida na Terra. A pior expressão deste tema são as muitas versões do "estudante profissional", cujo único propósito é o objetivo egoísta do conhecimento pelo conhecimento, armazenado em vez de compartilhado, que não tem utilidade para ninguém além daquele que o possui.
Interpretação: Podem seguir carreiras na área do entretenimento, mas são igualmente capazes de se satisfazer em menor escala como a alma da festa, do escritório ou da sala de aula. São alimentadas pelos refletores, não importando o tamanho deles. Com frequência formam suas opiniões sobre si mesmo através dos olhos dos outros, que precisam combater, reservando um pouco de sua energia para a introspecção e aprendendo a fornecer seu próprio sustento espiritual e emocional.
Irritante: Você não acha espantosa a quantidade de pessoas que parecem ter escolhido um tema difícil como este? Os irritantes são os pessimistas constantes e deliberados, os achadores de defeitos, aqueles que estão sempre reclamando de tudo. São muito úteis para nos ensinar paciência, tolerância e recusa a nos entregarmos à negatividade, ao mesmo tempo que lutam para superar a mesma negatividade que o tema escolhido exigiu que abraçassem.
Justiça: Estão em uma ativa e incessante busca de correção e igualdade. Alguns dos maiores ativistas, como o reverendo Martin Luther King, são exemplos refinados do tema da justiça na sua melhor expressão. Tristemente, na pior, quando ele é mal dirigido, essa paixão por corrigir coisas erradas pode resultar em caos, anarquia e patrulhamento.
Legalidade: O cumprimento, a prática e o ensino da lei estão entre as expressões profissionais deste tema, que gira em torno de uma preocupação com a salvaguarda da linha que separa a legalidade da ilegalidade. Aqueles que nasceram com este tema são os servidores públicos devotados que ajudam bravamente a manter a ordem e o equilíbrio neste mundo. Mas se forem corrompidos, abusando de seu poder, tornam-se um insulto ao tema que escolheram.
Continua na postagem Projetos de vida (parte II)...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...