Despertar Espiritual

sábado, 2 de julho de 2011

"A verdade é filha do tempo e não da sabedoria, mas a dúvida é o começo da sabedoria." Galileu Galilei.
Porque a dúvida é o começo da sabedoria? Ora, a dúvida nos faz questionar! Porque viemos ao mundo? O que temos que fazer aqui? Deus existe? Quem é Deus? Existe vida pós-morte? Existe vida em outros planetas ou galáxias?
Não se sinta mal por isso. Não se sinta um pecador, um profano, ou um São Tomé (só acredito vendo!). A dúvida é saudável nessas situações. Ninguém é obrigado em acreditar em tudo que ouve ou lê. Deus ou Alá,  não vai fazê-lo queimar no mármore do inferno simplesmente porque você questiona sua existência.

A partir do momento em que você começa a questionar princípios de sua religião e seus dogmas, pode estar passando por um despertar espiritual. Talvez o ateísmo nada mais seja que um processo de busca, apenas uma das etapas dessa caminhada e busca do nosso lugar ao sol.


 
Infelizmente a sociedade atual é pragmática e não contribui para que nossas crianças tenham um despertar espiritual com acompanhamento, suave e sem traumas. Algumas escolas públicas brasileiras chegaram a ter aulas de religião, e o que ensinavam era apenas o catolicismo.
Na maioria dos países, o que se preza no governo é o capitalismo. Vende-se a falsa imagem que o status social é o mais importante. E engatinhamos quando o assunto é religião.

A religião é saudabilíssima para a sociedade, pois renova nossas energias constantemente e nos mantém conectados com algo superior. Porém, o outro lado da moeda são as guerras que a intolerância e falta de aceitação causam. Cada qual com sua crença deveria respeitar um ao outro. Hoje todos querem nos impor situações, crenças, atitudes que não são nossas!
É importante frisar que cada qual tem seu caminho e missão.

Se você busca explicações e entendimento, está um passo a frente de milhões de pessoas que simplesmente acreditam porque assim lhes disseram. Não compactue acreditando em algo que você mesmo nunca sequer questionou e/ou seja leviano ao querer que seus amigos participem das SUAS crenças. Não comprometa-se na busca de ter sempre razão, pois a razão só serve para você mesmo!
Ao contrário do que se pensa, religião é algo individual, e não coletivo. Você não precisa ser protestante porque toda sua família é. Procure algo que lhe interesse e que te aproxime da "força superior".

Procuramos as respostas na ciência, perguntamos a amigos e familiares, usamos nossa mente para criar métodos, mas a verdade é que nada disso pode ser analisado. É algo intrínseco a natureza humana que só pode ser sentido e experimentado.

O importante do despertar espiritual é sentir-se bem. Uma intuição quando bem canalizada é uma arma poderosa, bate no computador cósmico do universo e leva tudo em consideração. Passe a escutar mais seu coração e seus anseios. Abandone o péssimo hábito de julgar os outros. Você não é dono da verdade, ninguém o é. A aplicabilidade de fatores que ocorreram em nossas vidas, mal usamos para o nosso benefício, quem dirá que funcione para outras pessoas. Liberte-se dos velhos padrões, renove sua alma. Definitivamente NÃO ESTAMOS SOZINHOS.

No meio de tantas dúvidas e contradições, a única coisa de que tenho certeza é que o BEM gera o BEM. Não meça esforços em ajudar o próximo, construa pontes de amor. A humanidade está carente de bondade e amor, e se posicionarmos nessa atmosfera, o que menos importa é sua crença ou religião... A linguagem universal de todos os povos é o amor!

6 comentários:

Patrícia disse...

Sábias palavras. Para mim, não existe pessoas que não tenham fé, em busca de algo sempre estaremos, e é o que importa....acreditar em algo, não importa o que seja, dessa maneira conseguimos seguir em frente!
beijocas

Mahyra disse...

Sem o amor não somos nada....

Anderson Lopes disse...

Pat concordo =) A gente precisa acreditar em algo sim, seja ela qual for. Sem crenças caímos num abismo, e nossa alma definha. Negar sua realidade espiritual é negar a si próprio.

Patrícia disse...

você é ótimo!

MARCOS ANTONIO disse...

Pelo que entendo a religião é necessária por ser um veículo de auto-aceitação e fuga do medo da morte

Anderson Lopes disse...

É verdade Marcos! Inclusive como uma maneira de "racionalizar" o que não conseguimos explicar!

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...