Viver o presente

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Desperdiçamos importantes somas de energia, remoendo fatos passados e expectativas para o futuro. O curioso paradoxo é que investimos horas e horas do nosso dia cometendo esse desatino, e o presente escorre como água por entre os dedos!

Essa situação se torna um círculo vicioso, justamente porque lamentamos o passado (com aquele pensamento: “se eu pudesse voltar no passado uma vez!”) fazendo com que sentimentos como arrependimento, culpa e amargura tomem conta de nós. E criamos expectativas demais para o futuro, gerando ansiedade, estresse e preocupação. A sopa desses sentimentos aprisiona a mente, gerando cada vez mais a perca do presente. Como sair desse círculo vicioso? É necessário entender melhor os pensamentos que norteiam sua mente. Autoconhecimento é fundamental nesse processo. Faça anotações no final do dia, dizendo respeito ao que você pensou e sentiu.


A importância de viver o presente reside no fato que o ele é o único que é real e eterno. Capte a verdadeira essência da vida. Ninguém sabe quando a caminhada pode ser interrompida, e precisamos fatidicamente vivê-la!


Existem pessoas que vivem negando o presente. Se você se incluir nesse grupo, liberte-se desse hábito destruidor. A aceitação do presente é a ponte para um futuro próspero. Não desperdice seu precioso tempo com lamentações. Tudo pode estar fora do planejado, e é saudável que se faça uma análise do que pode ter acontecido, mas não vá ficar a vida toda nessa análise. Bola para frente e segue o jogo! Entenda que a vida não é previsível, ao traçar metas e objetivos, trabalhe com a possibilidade de usar um plano B. É ilusão e uma irresponsabilidade sem tamanho pensar que você tem o domínio total sobre sua vida. A vida é muito mais complexa do que você algum dia já imaginou!

Muitas vezes é pensando no futuro que nos energiza e motiva para seguir em frente. Sim, é bom ter esperança. É bom ter uma mente positiva que somente coisas boas acontecerão para nós. Entenda, porém, que não podemos ficar focalizados apenas na esperança no futuro, pois negaríamos o momento presente. Todas as transformações que podemos fazer para melhorar nosso futuro estão no aqui e no agora. O único lugar, onde pode ocorrer a verdadeira mudança, onde podemos dissolver o passado e ficarmos livres da ansiedade do futuro, é no agora.

O momento presente é a colheita de pensamentos, palavras e ações do passado. Revoltar-se, brigar com a vida, ficar se lamentando, se culpando, culpando Deus ou o destino, é uma atitude imatura e infantil. A verdade é que não podemos mudar o momento presente, pois as causas estão no passado que não existe mais, mas podemos mudar nossa atitude. Isto faz toda a diferença. Aceite e o presente e crie boas intenções para o futuro. Não possuímos nada neste mundo, nem ninguém. Nem nosso corpo, nem posses. Somente possuímos o tempo presente e, senão estamos vivendo o agora, o que nos resta? 

Com a prática da meditação (que traz relaxamento, consciência da respiração, mente concentrada e tranquila) nos tornamos mais presentes para sentir o encantamento da vida. Ao meditar limpamos o lixo mental dos pensamentos sobre o passado e preocupações do futuro.

2 comentários:

André Felipe disse...

A maioria das pessoas não sabem aproveitar a vida! Isso de fato é muito preocupante. A vida não é só trabalho, trabalho e trabalho! Temos que aproveitar cada momento, sempre se preocupar em seu bem estar, pois somos privilegiados por vivermos em um mundo tão maravilhoso. Portanto, aproveitem suas vidas ao máximo, pois o tempo que temos é absolutamente curto demais. Quando vocês se derem conta, já passou!

Anderson Lopes disse...

Tem toda razão! É como dizem, o importante é a caminhada, e passamos a maior parte de nossas vidas "buscando" realizações, logo a caminhada deve ser prazeirosa!

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...