Benefícios da Meditação

quinta-feira, 3 de março de 2011



Vou contar um pouco da história da meditação. Tradicionalmente, o mundo Ocidental enfatizava realizações externas, e o Oriente valorizava desenvolvimento interior. Os grandes avanços científicos e tecnológicos dos últimos quinhentos anos tiveram suas origens no Ocidente, enquanto iogues e rishis nos monastérios e ashrmas(ashrmas, na antiga Índia era uma morada dos hindus onde os sábios viviam em paz e tranquilidade no meio da natureza) estavam cultivando a arte interior da meditação. Porém isso mudou drasticamente, e hoje em dia, 1 em cada 3 norte-americanos praticam regurlamente meditação.

Assim como programadores de computador de nível avançado, os grandes mestres da meditação ao longo da história desenvolveram a capacidade de programar seus corpos, mentes, e corações para experimentar estados de espírito altamente refinados. Enquanto nós no Ocidente estávamos mapeando os céus e começando a Revolução Industrial, eles estavam registrando alguns feitos bastante notáveis também:

- Reflexões profundas sobre a natureza da mente e o processo pelo qual ela perpetua sofrimento e estresse.
- Estados profundos de absorção estática na qual o meditador está completamente imerso em união com o Divino.
- Inabalável paz interior que circunstâncias externas não podem perturbar.
- O cultivo de paciência, amor, bondade, tranquilidade e compaixão.
- A habilidade de controlar funções corporais que são geralmente consideradas invonluntárias, tais como batimento cardíaco, temperatura do corpo, e metabolismo. Poderes psíquicos especiais, tais como clarividência (habilidade de sentir coisas além da percepção comum) e telecinésia.
- A capacidade de mobilizar e mover energia vital pelos diferentes centros e canais do corpo visando cura e transformação pessoal.

Os estudos dos benefícios da meditação decolaram nos anos 70. A partir disso mais de mil estudos foram publicados na Inglaterra, no livro The Physical and Psychological Effects of Meditation, Michael Murphy  e Donavan concuíram os seguintes benefícios da meditação para o corpo e mente:

Benefícios fisiológicos:

- Redução dos batimentos cardíacos.
- Recuperação mais rápida do estresse.
- Pressão sanguínea mais baixa em indivíduos normais e moderamente hipertensos.
- Aumento do ritmo alfa.
- Sincronização aprimorada dos hemistérios direito e esquerdo do cérebro resultado em mais criatividade.
- Níveis de colesterol reduzidos, de consumo de energia e oxigênio.
- Relaxamento muscular.

Benefícios psicológicos:

- Mais felicidade e paz de espírito.
- Menos emoções negativas intensas, alterações de humor e ansiedade.
- Elevação da empatia, criatividade, autorealização, percepção e sensibilidade.

Gosto muito da métafora do lago. Imagine você hoje, sem meditação, tentando mudar algo em si ou fazer um desejo. Seu eu interior seria como um rio de águas turbulentas, onde qualquer objeto(o desejo) que se atire lá não iria fazer a menor diferença. Com a meditação, seu rio vai se acalmando gradativamente, e se torna como um lago, extremamente calmo e sereno. A partir daí, qualquer pequeno objeto que atire nesse lago, você criaria ondas, ou seja, seus desejos realmente fariam influência no seu eu interior.

E se você está se perguntando agora como meditar, na verdade é bem simples.
Simplesmente sente-se, aquiete-se, volte sua atenção para dentro, e focalize sua mente. Isso é tudo a se fazer, de verdade. Logicamente, com o tempo cada um vai criando seu jeitinho de relaxar e meditar, mais pra começar é simples assim.

Deixo aqui a indicação de um ótimo livro(que apesar do nome inocente), vai trazer todo o conhecimento necessário pra quem quer aprofundar nessa arte, "Meditação para Leigos - Stephen Bodian".

Caso alguem esteja com problemas para meditar, como sonolência e inquietação, pode me deixar uma pergunta aqui nos comentários que irei ajudá-los.

Um comentário:

Valeria Marteleto disse...

Estou precisando de umas aulas particular... rsrsrs

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...