O segredo do sucesso

domingo, 27 de fevereiro de 2011


Imagine você no seu emprego. Você sempre faz tudo certo, tem uma boa relação com seus colegas, conhece os processos e a empresa como ningúem. De repente chega um novato. Ele se dá bem com seu chefe e começou a ser o preferido. Depois de um tempo ele é promovido, na vaga que era pra ser sua! E depois de alguns anos já é seu chefe... Você faria o que? Ficaria com raiva do novato, pois ele é muito melhor que você, ou reconheceria a competência dele?

A verdade aqui é que você deve estar se perguntando é, o que ele tem que eu não tenho? A resposta é: nada!
Ninguém nasce com genes especiais que diga: eu nasci para brilhar.

A maior de todas as crianças prodígios foi Wolfgang Amadeus Mozart. Aos 3 anos, o austríaco começou a tocar piano, aos 5 já compunha, aos 6 se apresentava para o rei da Bavária de olhos vendados, aos 12 terminou sua primeira ópera. Mais o que ninguém sabia que seu pai era professor de música e Mozart passava boa parte dos seus dias na frente do piano. As primeiras peças que compôs nem eram obras-primas pelo contrário. E os críticos de música consideram que a primeira obra genial compôs quando tinha 21 anos. O mesmo aconteceu com Ronaldo Fenômeno, que tinha que ser arrancado a força dos campos de futebol. Michael Jordan e Bill Gates também ralaram muito antes de fazerem sucesso.

Isso tudo corrobora com a ciência, que diz que não existe evidência de causa genética para o sucesso.

Agora vai uma regra pra quem quer fazer sucesso. A Regra das 10 mil horas. Quer brilhar muito na vida? Passe 10 mil horas praticando. Isso é o que todas as pessoas de sucesso fizeram. Dedicando 8 horas do seu dia, você vai levar 3 anos e 6 meses.

O segredo está no cérebro, quando você pratica algo, a mielina se deposita e os sinais entre as sinapses vão ficando mais eficientes. A mielinização leva a perfeição (a mielina é uma substância lipídica que rodeia algumas fibras nervosas, fazendo com que tenham uma condução de impulsos nervosos mais rápida).
Para a mielinização ser mais eficiente, precisamos errar muito e sempre. Albert Einstein tinha uma quantidade anormal de mielina no cérebro.

Estudos também comprovam que quem nasce numa família desestruturada tem uma grande chance de fracassar, mesmo que tenha dedicação. São pequenos detalhes que no futuro fazem grande diferença.

Então... qual a fórmula do sucesso?

Motivação + Treino + Autocontrole + Sorte = Sucesso

Motivação para continuar firme e não desistir no meio do caminho.
Treino para poder errar bastante, e completar suas 10 mil horas.
Autocontrole para não tomar decisões precipitadas e jogar tudo por água abaixo.
Sorte porque o meio que você vive contribui para seu sucesso.

Ahhh que isso, são só 3,5 anos (fazendo o que se gosta é moleza)...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...